Mulheres Inspiradoras: Encontro para debater e interagir

Talk Show Mulheres Inspsiradoras

A primeira edição de 2017 do projeto Mulheres Inspiradoras foi um momento único para debater sobre a atuação das mulheres no mercado de trabalho e também para trocar ideias. Cerca de 60 mulheres se reuniram no Restaurante Vila D’Assisi, no dia 23 de março, para conhecer a trajetória profissional das empresárias Christine Lange e Fabiane Bervian e da jornalista Cris Silva, que foram questionadas pela gestora do Comitê Mulheres Decidindo, Leila Silva de Camargo, sobre suas experiências como profissionais. Elas foram unânimes ao comentar que há sim, muito espaço a ser conquistado e que o assédio ainda está presente, não somente no trabalho, mas também no dia a dia. O conselho é enfrentar.  “Não podemos ficar caladas diante destas situações. Temos que ir aos nossos superiores e denunciar”, destacou Cris Silva.

Christine Lange comentou sobre sua atuação como diretora de vendas de uma metalúrgica com mais de 40 anos de tradição e como é ser a única mulher membro da diretoria de uma entidade formada essencialmente por homens. “Tem sido uma relação tranquila, de muito respeito”, comenta. Para ela, é fundamental ter conhecimento profundo sobre os produtos vendidos e também ter uma postura profissional firme e sincera. “Eu viajo muito pelo Brasil e pelo exterior e tenho tido muito apoio”.

Fabiane Bervian falou sobre sua nova fase profissional. Há cerca de um ano, concretizou seu sonho de empreender e inaugurou My B Arte Floral, espaço que proporciona experiências sensoriais através de arranjos de flores. “Eu mudei radicalmente minha área de atuação. Durante muitos anos trabalhei no setor de Transportes, onde em algumas situações vivenciei o preconceito. Mas com muita seriedade e profissionalismo, não me deixei abater e agora estou realizando meu projeto de vida”.

Cris Silva relembrou sua corrida agenda profissional quando atuava como repórter de televisão e da decisão de alterar a rotina, em 2015. Atualmente, faz teatro, apresenta um programa na Rádio Farroupilha e promove cursos e oficinas. Sobre o assédio, ela ressalta que é preciso reagir, sim, mas com muita inteligência e coragem. “Nós estamos ocupando muitos espaços e passamos por constrangimentos no trabalho e na rua. Cabe a nós decidirmos se deixamos ir adiante ou não. Quando aconteceu comigo, eu denunciei”, revelou.

Leila destacou que novos encontros irão ocorrer ao longo do ano. “Estas trocas são importantes, pois ao ouvirmos experiências podemos tomar decisões mais fundamentas”, ressalta. “Nosso objetivo é compartilhar experiências, comemorar conquistas e ampliar nossa rede de relacionamentos, em um clima leve e descontraído”, destaca Leila Silva de Camargo, idealizadora do Comitê.

Para a primeira edição do ano, o talk show terá a presença da jornalista Cris Silva e das empresárias Christine Lange, diretora da Indústria de Ferramentas IFLA e Fabiane Bervian, criadora da My B Arte Floral. “A proposta é conhecer as histórias de mulheres que possam trazer conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, sintetiza Leila.

Quem são:

Cris Silva

Cris Silva é atriz, jornalista e comunicadora da Rádio Farroupilha. É formada em Comunicação Social e trabalhou como repórter e apresentadora no Grupo RBS. Em 2015, passou a integrar a equipe do entretenimento da RBS TV, no programa Mistura com Rodaika. Nos palcos, canta e interpreta no espetáculo de Stand Up Music Fossa Nova. Também realiza trabalhos voluntários e é Embaixadora do Instituto do Câncer Infantil no Rio Grande do Sul.

Christine Lange

Christine Lange é formada em Administração de Empresas e em 1986 ingressou na empresa fundada pelo seu pai, o imigrante alemão Gregor Lange. Ao longo dos anos, tornou-se diretora de vendas da empresa, levando a IFLA Ferramentas para feiras no Brasil e exterior. É a única mulher a ocupar o cargo de diretora no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Rio Grande do Sul. Tem dois filhos homens e descobriu nas viagens pelo mundo um prazer de desbravar novos horizontes.

Fabiane Bervian

Fabiane Bervian é empreendedora por vocação. Alia suas atividades de consultoria e assessoria para empresas voltadas ao setor de Transportes com a administração da My B Arte Flora, onde desenvolve o seu sonho de empreendedora, que é oferecer experiências únicas através de arranjos de flores e decoração. Desenvolve suas atividades com o apoio do marido e juntos, cuidam do casal de filhos ainda pequenos.

Leila Silva de Camargo é coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Internacional Association of Coaching. Bacharel em Direito, cursou MBA em Gestão de Pessoas pela Unisinos. É empreendedora com 12 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes, vivências de liderança feminina, trabalha com coaching em grupos.É idealizadora do Comitê Mulheres Decidindo e gestora do Comitê Global de Empreendedorismo. Integra o Núcleo de Mulheres Empresárias da Acist-SL e é facilitadora de RH na empresa Lydians Sistemas de Informação. Como analista comportamental é apaixonada pelo desenvolvimento humano e viciada em livros.

 

Fonte: Imprensa MULHERES DECIDINDO
Coordenação: SENHA Comunicação Integrada
Redação: Elizabeth Renz | 8228/95